segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Entrevista com o professor da modalidade zumba, Rafael Zamboti.

A importância da dança para nosso corpo.
Pode até parecer modinha, mas a dança tem invadindo cada dia mais as academias .
O que parecia passageiro, ganha mais força todos os dias.E quais os benefícios que a dança trás para o nosso corpo?
Eu fiz uma entrevista muito legal com o professor de zumba, Rafael Zamboti.
Ele vai contar para nós suas experiências usando esta modalidade como meio de trabalho e nos mostrar o quanto a dança é benéfica ao nosso corpo.
Professor Rafael Zamboti.



Quando decidiu que a dança seria seu instrumento de trabalho?
Rafael - Bom, eu estava no segundo ano da faculdade, quando fui a Santos para ver alguns cursos da área, lá vi uma apresentação de Zumba no Work Shop, onde a várias apresentações dos cursos que estão sendo disponibilizados no evento.
Sempre gostei de dançar, então quando vi gostei logo de cara, foi nesse momento que decidi escolher a dança como instrumento de trabalho!

Zumba é uma mistura de passos de dança latina com exercícios aeróbicos. A modalidade foi criada por acaso pelo colombiano Beto Perez no finalzinho dos anos 90 quando o mesmo morava em Miami.Quando iria iniciar uma aula para exercícios localizados ,Beto percebeu que havia esquecido seu CD e resolveu improvisar a coreografia com ritmos latinos.
Logo a aula foi um sucesso e rapidamente se espalhou nas academias do mundo todo.
Zumba é um sucesso também em vendas de DVD’s.
Os ritmos mesclados na criação da modalidade são: cumbia, forró, samba e funk,e todos explorados de uma maneira bem divertida.

Existe um limite de idade para dançar?
Rafael - Não existe um limite de idade específico, Zumba pode ser praticado por crianças até idosos.

Quais os benefícios que a dança pode trazer para o nosso corpo?
Rafael - São inúmeros os benefícios que a dança trás ao corpo humano, por ser uma aula aeróbica, a dança trabalha muito com a resistência, fortalecimento de membros por intermédio dos santos e agachamentos, melhora a parte cardiovascular, ritmo, equilíbrio dentre outras.


Qual sua motivação diária para dar aulas de dança?
Rafael - A minha motivação vem dos meus alunos com a mais absoluta certeza, porque da pra ver a melhora e a alegria que a dança leva a eles. E bem notório, e os elogios vindo deles também ajudam bastante.

Tem algum projeto com dança a vista?
Rafael - Olha o projeto que eu tinha em vista já  consegui realizar, que era trabalhar a parte de dança com crianças carentes, estou dando aula de dança no Lar, a alegria das crianças na aula não tem explicação.

Como é o progresso dos seus alunos? Como enxerga a chegada deles quando decidem começar a fazer as aulas? Qual o maior motivo em fazer as aulas?
Rafael - O progresso dos meus alunos são bem visíveis, e a maioria das vezes bem rápido...quando a alunos novos da pra perceber nitidamente que a maioria fica com receio nas primeiras aulas, com um pouco de vergonha, o maior motivo em fazer a aula e que os alunos conseguem enxergar que não precisa ser um dançarino(a) para fazer a aula, e com certeza os benefícios que a dança trás aos praticantes.

Quais as maiores mudanças que observa em seus alunos?
Rafael -Emagrecimento, melhora absurda de ritmo e equilíbrio, grande melhora também na flexibilidade.

Dançar zumba é um forte aliado para perder peso? Quantas horas é o ideal pra isso?
Rafael - Sim com absoluta certeza, a parte aeróbica que trabalhamos no Zumba e de extrema eficácia na perda de peso, a aula de Zumba é de no mínimo 30 minutos e de bom máximo 1 hora.


Pretende permanecer apenar na zumba; ou tem alguma nova modalidade em vista?
Rafael - O Zumba engloba quase todos os ritmos musicais, a aula consiste de 30% de músicas nacionais de escolha do professor, Samba, Axé, Funk dentre outros...70% de música internacionais, Cumbia , Merengue, Salsa, Mambo, Reggaeton e música árabe, mas com uma maior influência em músicas latinas. Como engloba uma  grande variedades de ritmos por enquanto tenho em mente ficar só no Zumba mesmo.

Deixe uma mensagem de motivação para as pessoas sedentárias, mas que desejam se movimentar mais. Desafio você a os encorajar com esta mensagem final.
Rafael - Minha mensagem é que não importa o seu estado físico ou mental, a dança pode te proporcionar inúmeros benefícios,  as vezes a vergonha nos impede de muitas coisas, mas temos que deixa-la de lado para termos uma melhora em nossa vida, essa melhora vira se você permitir,  pois só depende de você!
Muitos podem alegar sobre a questão de tempo e trabalho, mas pare e pense;  se deixar sua saúde de lado por falta de tempo ou trabalho, cedo ou tarde terá que arrumar tempo para correr atrás da sua saúde que foi embora por essa falta de tempo.
Então planeje seus horários, deixe a vergonha de lado, com dança e um profissional bem qualificado, seus resultados e sua qualidade de vida com certeza vão mudar para melhor.
Rafael Zamboti

MOTIVOS PARA FAZER AULAS DE DANÇA:
*Aumenta a flexibilidade.
*Melhora o condicionamento aeróbico.
*Melhora a coordenação motora.
*Auxilia na redução de peso.
*Melhora a capacidade cardiorrespiratória.
*Fortalece a musculatura.
*Protege as articulações.
*Atenua as dores.
*Previne problemas posturais e de artrose.
*Aumenta o convívio social.
*Combate a depressão e a timidez.
*Eleva a autoestima.
*Combate o stress e te deixa de bem com a vida.






Tenho certeza que esta matéria será muito benéfica em sua vida.
Esta esperando o que? Arraste o sofá e comece a dançar.
Procure uma academia séria que tenha profissionais capacitados a te instruir com responsabilidade nesta modalidade.Se joga na Zumba!



Beijos e abraços.
Di Antunes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário