segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Entrevista com a nutricionista Amanda Arruda Matos.

Quando o assunto é emagrecer muitos parecem especialistas,todo mundo tem suas receitinhas.
Quais são os mitos e verdades sobre este que é um dos assuntos que mais desperta curiosidade nas pessoas?
Convidei uma profissional de verdade,que nos instruirá a optar pelas melhores formas de viver uma vida saudável. 
Confira a entrevista:
Dra. Amanda em seu consultório.


1) Consultar uma nutricionista,seria passar fome? Quais o benefícios?
R: Digo com toda certeza que não. O individuo que se consulta com uma nutricionista, irá aprender a comer, ou seja, fará uma reeducação alimentar, sem passar fome, comerá a cada 3 horas, sempre respeitando a individualidade de cada um, como rotina, horário, aceitação dos alimentos, etc. E a perda de peso será uma consequência a todos os hábitos adotados por este individuo, melhorando humor, auto-estima, sono, disposição, etc.
2) Dietas restritivas funcionam de verdade ou elas são como efeito Cinderela ,a curto prazo e os efeitos podem passar?Qual a melhor dica?
R: Com certeza as dietas ditas como "milagrosas" são prejudiciais ao nosso organismo, pois este efeito será passageiro, onde esta perda na maioria das vezes será de massa magra (músculo), ou seja, a pessoa esta se desidratando. Um exemplo simples, imagine um jogador de futebol, em uma partida, ele tem uma perda de "peso", porém esta perda é ilusória, esta perda é na maioria das vezes, perda hídrica, ou seja, perda de água. Se  este jogar ingerir água, isotônico, ou mesmo comer, este "peso" voltará ao anterior. A melhor dica, é seguir o fracionamento das refeições, a cada 3 horas se alimentar, consumir alimentos de qualidade (frutas, verduras, legumes, laticinios desnatados, carnes magras, alimentos integrais, etc.), e diminuir a porção (quantidade) a ser ingerinda, sempre respeitando a necessidade calórica de cada um. 
3) Elas poderiam engordar uma pessoa em vez de emagrecer?
R: Dependo das dietas, sim, pois algumas pessoas comem em excesso, por exemplo, dizer que posso comer um determinado tipo de alimento, não é correto, todos os alimentos tem a quantidade certa a ser ingerida, de acordo com faixa etária, prática de atividade física, sexo (masculino ou femino), necessidade calórica.
4) Quais alimentos você aconselha a não ter em nossas vidas?Existem alguns vilões na alimentação?
R: Os alimentos enlatados, embutidos, comida pronta congelada, bolachas recheadas, refrigerantes, açúcar refinado, sal refinado, caldos e temperos industrializados, pão branco, margarina, frituras, salgadinho industrializado, todos riquissimos em sódio, conservantes, aditivos, corantes são prejudiciais a nossa alimentação.
5) Quem come menos ,vive mais?
R: Não necessariamente, temos que ter em mente, que temos que ter qualidade na hora das nossas escolhas, não adianta, comer pouco, mais este alimento ser de má qualidade. Se você continuar se “abastecendo” com alimentos muito refinados, como pães e massas, gorduras (presentes nos queijos amarelos e frituras) e açúcar branco (doces em geral), irá sobrecarregar suas mitocôndrias, estruturas responsáveis por transformar o alimento em combustível. Como produto desse cardápio altamente calórico, você terá uma grande quantidade de glicose (açúcar) circulando na sua corrente sanguínea, o que contribui para desencadear o mecanismo que está diretamente ligado ao processo de envelhecimento.
6) Quais alimentos seriam os melhores antes e depois de uma atividade física?
R: Consumir alimentos adequados tanto antes quanto depois do exercício é fundamental para o seu bem-estar e para o sucesso do treino.
A refeição pré-exercício deve prevenir a fadiga e melhorar o desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos, seja aeróbico, seja de força (musculação), o importante é escolher alimentos que sejam fontes de carboidratos.
Carboidratos complexos, como pães e massas integrais, são digeridos mais lentamente e fornecem energia durante todo o treino. Salada de frutas, que contém carboidratos simples e fibras, iogurte desnatado e açaí acompanhados de grãos ou farinhas integrais (linhaça dourada, amaranto, aveia ou quinoa) são excelentes opções.
Se o horário de treino for muito apertado e você tiver apenas meia hora para se alimentar antes de sair, prefira lanches mais leves, com frutas e pães integrais. Em dias muito quentes, aumente a hidratação e invista na água de coco, pois é um excelente isotônico natural.
Após o treino, é importante focar na recuperação muscular. Para isso, consuma alimentos ricos em proteína, como frango, peixe, muçarela de búfala, iogurte desnatado e quinoa real.
Se o treino for pela manhã, é bem interessante consumir pão integral com queijo branco, geléia 100% natural, e frutas. Alimentos ricos em ômega 3 também são indicados. Aposte nas oleaginosas em geral (castanhas, nozes, macadâmia), ovos, peixes (salmão, cavalinha, sardinha), linhaça dourada, azeite extra virgem e gergelim.
7) Existe alguma receita caseira muito boa para se consumir e assim diminuir a apetite ?
R: A receita natural para diminuir o apetite engloba na verdade, uma série de fatores. Não adianta tentar acreditar em um só alimento ou bebida como responsável por reduzir seu apetite. A redução será, na realidade, uma combinação de fatores:
* Coma mais vezes
Comer mais vezes irá ajudá-lo a evitar a sensação de estar sempre com fome, o que o coloca em risco de ceder a um alimento tentador. Comer uma pequena refeição ou um lanche a cada 3 a 4 horas ajuda a manter seus níveis de energia e sua fome controlada. Fique longe do alto teor de gordura ou açúcar de alimentos não saudáveis​​, que são rapidamente digeridas e fará aumentar o açúcar no sangue, o que vai deixar você com fome. Escolha pequenos lanches e refeições que contêm grandes quantidades de fibras e/ou proteínas magras, como grãos integrais, frutas, legumes e feijão.
* Durma mais
O sono lhe fornece uma fonte de energia que é livre de calorias. Além disso, mais sono pode alterar o equilíbrio hormonal, diminuindo o apetite. As pessoas que recebem menos sono têm níveis mais baixos de leptina e níveis mais altos de grelina, que são hormônios que aumentam o apetite. Conseguir pelo menos 8 horas de sono todas as noites com qualidade vai reduzir a sua necessidade de comer tanto no dia seguinte.
*Mantenha-se hidratado
Leve desidratação é frequentemente confundida com a fome, levando as pessoas a comer quando estão realmente com sede. Beba um copo de água quando você sentir fome e aguarde 20 minutos antes de comer qualquer coisa.
* Consuma alimentos naturais
Frutas e vegetais têm propriedades de supressão de apetite natural. O consumo de uma fruta ou um legume, quando você sentir fome, pode ajudá-lo a se sentir completo. Alimentos ricos em fibras podem facilmente te saciar e diminuir sua fome. Além disso, frutas e legumes são baixos em calorias e, portanto, comê-los não irá causar ganho de peso indesejado. Faça seus lanches com frutas, como maça com a casca, mirtilos, morangos ou framboesas. Tenha vegetais como brócolis , alcachofra, couve-flor ou cenouras para petiscos rápidos.
Não existe uma receita natural só que irá funcionar para reduzir seu apetite. Na verdade, o que irá reduzir é a combinação de vários fatores.

8) A senhora aconselha a cirurgia bariátrica ? Existe algum caso extremo que esta seria a melhor opção para fazer a cirurgia?
R: Como qualquer tratamento, as cirurgias bariátricas e metabólicas são individualizadas, dependendo de diversos fatores, incluindo idade, número e severidade das doenças associadas. Sendo indicado para pessoas portadoras de diabetes do tipo 2 e/ou outras doenças associadas como hipertensão e hiperlipidemia (problemas com o colesterol e triglicérides), também é indicado em casos onde o indíviduo apresenta IMC (Índice de Massa Corporal), acima de 40 Kg/m². Ou seja, indico a cirurgia bariátrica, quando o indíviduo apresenta um e/ou mais dos fatores citados acima, não esquecendo que este indíviduo já tentou de várias maneiras o emagrecimento, porém sem grandes resultados, comprometendo sua sáude e qualidade de vida.
9) Existe algum alimento que retarda os efeitos da TPM ou aquele mau humor que regimes e dietas podem deixar nas pessoas?
R: Tenha uma alimentação rica em fibras: carboidratos integrais (pão, arroz, macarrão), frutas, hortaliças (verduras e legumes), alimentos fontes de vitamina B (vegetais verdes escuros e carnes), alimentos fontes de ômega 3: peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça. Inclua também as oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, pistaches (ricas em gorduras poliinsaturada). E o principal, beba bastante líquido: água, chás claros (evite o mate e o preto), sucos naturais, água de coco, para desintoxicar e desinchar o organismo nesta fase. 
10) Qual seu grande conselho para quem deseja emagrecer com saúde?
R: O segredo para emagrecer com saúde, são pequenas coisas que podem ser feitas diariamente. Além disso, ter uma boa noite de sono, é importante ter bons hábitos alimentares para manter o peso em seu nível ideal. Por isso, siga estas dicas:
* Monte pratos coloridos: quanto mais cor o prato possuir, mais nutritivo ele será, pois alimentos de diferentes cores tem nutrientes variados.
* Não coma enquanto faz outras atividades: Isso faz com que a pessoa coma mais do que precisa, pois o organismo demora para perceber que está satisfeito. Assim, é importante se concentrar no ato de comer.
* Prefira os produtos integrais: As versões refinadas dos alimentos, como farinha e arroz, perdem boa parte dos nutrientes quando são processados, inclusive fibras que ajudam a afastar a fome, e, sobram apenas as calorias vazias, que irão saciar menos a vontade de comer.
* Modere no Sal: Esse tempero é rico em sódio, que em excesso faz muito mal á saúde. A organização mundial de saúde (OMS) indica, no máximo, 5g de sal por dia, o que equivale a menos de 1 colher (chá) rasa. Lembrando que alimentos enlatados e embutidos já trazem quantidades grandes de sal, que funciona como conservante. 
* Alimente-se de 3 em 3 horas: O recomendado é dividir as refeições durante todo o dia, para não ficar longos períodos sem comer, o que prejudica a ação dos nutrientes. Grandes intervalos entre as refeições também deixam o metabolismo mais lento, o que prejudicará a absorção dos carboidratos, que serão depositados na forma de gordura. Por isso, alimente-se de três em três horas.
* Não dormir após comer: Ao deitar-se, o corpo começa a relaxar, diminuindo seu ritmo e aumentando as chances de acumular gordura no organismo.
* Exercite-se: A atividade física irá queimar calorias e liberar na circulação substâncias que provocam prazer, ajudando a lidar até com o estresse. Por isso, é importante que os exercícios sejam regulares, entre quatro ou cinco vezes na semana.
* Beba Água: O ideal é tentar beber pelo menos 2 litros de água por dia: entre as refeições. Isso vai hidratar o corpo e tirar um pouco da fome, sem consumir nenhuma caloria.
* Consumir fibras: As fibras ajudam o trânsito intestinal e conferem uma sensação de saciedade, que tira a fome.
E nunca se esqueça de procurar um profissional capacitado e qualificado para lhe ajudar. Cuide da sua saúde!!!

Amanda Arruda Matos
Nutricionista Clínica e Personal Diet
CRN3 20099
Consultório Espaço Nutri
Rua: Alberto Segalla, 1-97 Sala 21

(14) 3010-9160/98125-8555
Bauru-SP

Agradeço a disponibilidade e entrega da excelente profissional que é a Dra. Amanda.
Tenho certeza de que está entrevista será de extrema importância aos leitores.

Beijos e abraços turma,fiquem com Deus!
Di Antunes.

2 comentários: