quinta-feira, 20 de abril de 2017

Vantagem da Bandagem Terapêutica - Com Taísa Nagano

Criada no Japão na década de 70 e usada nas Olimpíadas de Seul, em 1988, kinésio taping promove estímulos mecânicos e sensoriais constantes na pele


Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular.



E é sobre a BANDAGEM TERAPÊUTICA ou KINÉSIO TAPING que vamos tratar nesta entrevista, com a fisioterapeuta, Taísa Nagano.

Taísa Nagano, fisioterapeuta 

Bate um papo super legal e descobri as vantagens do uso da bandagem.
Tenho certeza, que assim como fiquei, vocês também irão ficar impressionados com eficacia do tratamento. 

O que de fato é a bandagem e para que serve?
A bandagem é semelhante à pele humana, só que em um tecido constituído de 100% algodão e micro fios de elastano, fina espessura, baixo peso, não contém látex e apresenta elasticidade semelhante ao músculo (140%), e além de preservar a amplitude de movimentos sem restrições. Ela permite que a pele respire e é ativada com o calor quando faz a fricção na aplicação e sua durabilidade é de 3-5 dias.

Quais os maiores benefícios que a bandagem pode trazer?
Auxilia na contração muscular, alivio da dor, reduz á contração excessiva dos músculos, melhora a circulação sanguínea e linfática, auxilia na liberação de aderências, na fadiga muscular, reduz inflamações e edemas, promove alinhamento articular, melhora a amplitude de movimentos auxilia na correção postural, melhora a propriocepção e proporciona mais estabilidade.

A bandagem substitui algum tipo de medicamento? Se sim, quais?
Não, mas a bandagem é analgésica combate a dor e é associada ao tratamento adequado de cada patologia.

Existem contra-indicações para o uso da bandagem?
Sim, para tromboses venosas, feridas, carcinomas e quando à alergia a bandagem.
EM PIRAJUÍ-SP


Qual o tempo necessário para ficar com as bandagens?
De 3 -5 dias tendo que ter um intervalo de um dia para aplicar de novo.

As cores das bandagens têm algum significado ou seria apenas uma questão de gosto?

Não há diferença física ou química entre as cores. O efeito é o mesmo.
A escolha da cor é uma questão de preferência individual.

Em alguns esportes profissionais a cor da bandagem deve ser próxima a cor do uniforme.

Quais as principais patologias indicadas para o uso das bandagens?
Para Atletas ou esportistas também são indicados nos casos de entorses, fraqueza muscular, estética, cicatrizes, retenção de líquidos, constipação intestinal, dor de estômago, cólica menstrual, relaxamento no músculo da ATM, para sinusite, controle da cialorréia (saliva), músculo orbicular da boca (para ajudar a amplitude), nervo trigêmeo tensão muscular, bursite, correção postural, correção de hálux valgo, hipotonia muscular, epicondilite, tendinites, subluxação, cervicalgia, síndrome do túnel do carpo, lombalgia, técnica de sustentação da barriga, paralisia facial, torcicolo, lesões por esforços repetitivos.

Quanto tempo os clientes notam a eficácia das bandagens?
Depende de cada pessoa, uns notam no mesmo instante e outros no dia seguinte.

Quem pode aplicar as bandagens?
São diversas área como nós fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, educador físico, quiropraxista, fonoaudióloga. Mas tem que ser especialistas familiarizados com a técnica.

Chegou a hora de convidar as pessoas a adquirirem o hábito de utilizar as bandagens. Use este espaço para isso, convide as pessoas.
Venham conhecer os benefícios da bandagem, elas podem ajudar em todos os músculos do corpo e favorecendo você cada vez mais.




RELATOS DE QUEM JÁ USOU:

"Meu tornozelo inchou a ponto de eu não conseguir pisar no chão. Resolvi colocar a kinésio, com a ajuda do meu acupunturista, e foi a melhor coisa que fiz." Vivian Dombrowski

"A lesão aconteceu no ano passado e meu acupunturista, que também é fisioterapeuta, me sugeriu a kinésio, pois eu precisava participar de uma prova de longa distância e não estava aguentando de dor. A kinésio é milagrosa, aliviou o meu sofrimento. Toda vez que eu colocava a fita, não sentia mais dor nenhuma." Roberta Maia 

"Sempre uso a kinésio em duas etapas: dois dias antes de uma prova, visando poupar o ligamento ou a musculatura, e no dia da prova, com o intuito de economizar o músculo e dar mais segurança na hora de correr." Rodrigo Galleti 



Está esperando e sofrendo à toa. Procure um especialista e comece seu tratamento com bandagens.







Nesta matéria usei partes e os relatos do site: Globo Esporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário