domingo, 21 de agosto de 2016

Xô, Crise: Jessica Matias

Hoje uma grande estreia no site.
É O "XÔ, CRISE!".
Um quadro que visa dar ideias e incentivar pessoas que tem passado estes tempos de crise no vermelho.
E para a estreia, convidei a querida e talentosa Jessica Matias.  
A  Jessica é artesã, tem 25 anos, casada, mora em Porto Feliz - Sp.

Ela é dona da Jhé Arteira, uma empresa que faz artesanato em feltro,lembrancinhas, chaveiros, móbiles, Guirlandas de Porta, kits em MDF decorado em feltro, dentre outros produtos.

         Jéssica, o que fazia antes de ter o seu próprio negocio?
   Antes eu trabalhava como telefonista, em uma agencia bancária.

 Quando e por que decidiu mudar tudo?
  Eu sempre fui apaixonada por trabalhos manuais, sempre tive jeito pra coisa, como disse antes trabalhava fora, mas não estava me sentindo feliz com o que eu fazia sempre tive vontade de trabalhar com artesanato, fazer meu próprio horário, então em 2014, quando me casei, tive que mudar de cidade, me vi desempregada, em uma  cidade que eu não conhecia nada, nem ninguém, além do meu marido. Foi quando decidi que pra não ficar em casa sozinha, sem fazer nada, faria algum tipo de artesanato, e foi ai que  vi que essa era minha oportunidade de fazer o que eu sempre quis.

 Neste processo de mudanças, de ter o seu próprio negócio e ser dona dos próprios horários. O que foi a coisa mais importante a se fazer?
   A coisa mais importante a se fazer é começar, se é uma coisa que você acredita muito que vai dar certo, comece, mostre seu trabalho, se aperfeiçoe naquilo que você acredita. No começo é difícil, vai ter poucos pedidos, mas persista, divulgue seu trabalho, faça uma ou duas peças de presente, mas sempre faça seu trabalho com muito amor porque isso transparece em cada peça e quando se tem amor no que faz, não tem como ficar ruim. Talvez desse presente surge uma encomenda ou uma indicação. Foi assim que eu fiz e graças a Deus esta dando certo.

 Você se planejou antes, pensou muito antes de mudar tudo? Fez algum tipo de pesquisa antes?
   Não na verdade como eu disse eu sempre tive vontade de trabalhar com o artesanato, mas não fazia muito pra isso acontecer, eu comecei aos poucos, mas sempre tive em mente que se eu quero que de certo eu tenho que me aperfeiçoar sempre, então fui buscar na internet aulas, cursos, apostilas, tudo que possa acrescentar conhecimento, seja na área de artesanato ou de negócios, como vender eu sempre paro pra dar uma olhadinha.

 Em tempos de crise, quem se vira passa pela crise ganhando dinheiro. Como aconselhar aquela pessoa que perdeu o emprego, tem família para sustentar e não sabe o que fazer?
   Na minha opinião a primeira coisa a se fazer é não ser vitima da situação e nem se desesperar, todo mundo tem facilidade em alguma coisa se não é no artesanato é na culinária ou prestando algum serviço, só precisamos descobrir o que fazemos de melhor e se preciso for aperfeiçoar esse conhecimento, hoje em dia temos muitas formas de se aperfeiçoar, a internet esta ai pra quem quiser, tem youtube, tem plataformas de cursos online e gratuitos, tem os CRAS nas cidades, que na maioria  deles oferecem cursos gratuitos. Então quando se tem força de vontade e coragem de trabalhar, ninguém fica parado.

 Em muitos casos, as pessoas optam em abrir o próprio negócio apenas para ter uma renda extra, mas acabam descobrindo talentos que desconheciam. No seu caso, quando começou com seu próprio negócio, pensava nele em curto prazo, ou já era uma escolha para vida?
   Eu sempre pensei que este é o meu trabalho e que eu quero sim crescer nesse ramo, ainda estou começando, mas sempre tive e ainda tenho muitos planos para o futuro e estou trabalhando pra conseguir alcançá-los.


 O pai ou a mãe de família desempregado, tem medo de mudanças. Como encorajar eles a investirem nos seus talentos e dons e ganhar dinheiro com isso?
   Se você tem um sonho e acredita nele vá em frente, Deus não ia colocar esse desejo no seu coração se ele não fosse possível. As pessoas precisam acreditar mais em si mesmo e ir em busca dos seus sonhos, claro que sempre com o pé no chão, foco no seu objetivo e sempre trabalhar direito, honestamente.

 Hoje poderíamos dizer que é mais feliz fazendo o seu artesanato, sendo dona dos seus próprios horários, do que quando precisava trabalhar para outras pessoas? Por quê?
   Imensuravelmente mais feliz, me sinto realizada em poder ter minha própria renda, sem precisar seguir uma rotina estressante, hoje em dia eu tenho prazer em levantar e saber que vou ter que seguir a minha agenda de pedidos, no final do dia ter a peça pronta saber que foi eu que fiz e quando a cliente recebe a peça e sorrir e dizer que ficou linda, nossa é uma satisfação muito grande, e na maioria da vezes quando você trabalha fora você não tem esse reconhecimento por mais que você faça sempre vai ser a sua obrigação.

 Qual o segredo para o sucesso em meio à crise?
O segredo na verdade eu ainda não sei (risos).
 Procuro sempre fazer bem-feito o que me proponho a fazer, eu amo o meu trabalho e procuro sempre demonstrar isso em cada peça que eu faço, gosto de inovar fazer diferente do que todo mundo faz, as pessoas já estão cansadas do mesmo de sempre elas buscam coisas novas, diferentes e se queremos dar certo no que estamos fazendo temos que sempre inovar.

Jéssica deixe um incentivo para que as pessoas ousem mais e invistam naquilo que elas sabem fazer de melhor.  

Se tem um sonho e acredita que isso pode dar certo, vá em frente, invista, aprimore seus conhecimentos, busque inovar, as pessoas gostam disso, mas acima de tudo tenha muita fé em Deus, afinal Ele não ia colocar um desejo no seu coração se não fosse pra ele se realizar, basta querer, que Ele te capacita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário